M 2. 4. Desenvolver as competências dos trabalhadores

Desenvolver as competências nos trabalhadores, através de formação inicial e contínua, para enfrentar desafios do futuro, enquadrando-as numa perspetiva de transferência do conhecimento intergeracional.

Eixo
1. Investir nas pessoas

Objetivo estratégico
2. Mobilizar e capacitar os trabalhadores

Metas para 2023
100% de áreas governativas com participantes nos programas formativos estratégicos.
100 participantes em ações de mentoria.
5 mil trabalhadores e/ou dirigentes públicos participantes em ações de formação na esfera das políticas públicas transversais e setoriais ao nível das migrações, diversidade cultural e combate à discriminação étnica e racial, no âmbito do protocolo entre o INA e o ACM assinado em julho de 2019.
200 dirigentes e 200 técnicos superiores abrangidos pelo Programa de Capacitação em Igualdade e Não Discriminação.
30 bolsa de doutoramento e 14 contratos de investigadores doutorados no Laboratório José de Figueiredo, em projeto de passagem de conhecimento intergeracional sobre as técnicas de restauro e conservação.
60 elementos do Sistema Nacional de Proteção Civil formados no Programa do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e/ou no Programa de Troca de Peritos da Comissão Europeia.
Criação de pelo menos uma equipa em cada serviço da área governativa do mar formada por trabalhadores seniores e juniores. (Meta Concluída)

Estado da Medida
Em curso.