
O Relatório «Portugal – Leapfrogging Digital Transformation» apresenta a Estratégia de Transformação Digital de Portugal, nomeadamente os motivos subjacentes a toda a transformação, o modelo de governança, o quadro regulamentar, os elementos facilitadores e as principais iniciativas. Disponibiliza também algumas experiências acumuladas e recomendações para os países da América Latina, a partir da experiência portuguesa.
Para a estratégia de Transformação Digital, foram adotadas soluções comuns, sendo que a AMA desenvolveu duas soluções para serem utilizadas a nível governativo, funcionando como alicerces para a implementação da estratégia de Transformação Digital, nomeadamente, a identidade digital e a plataforma de interoperabilidade.
A adoção de novas tecnologias é também um elemento facilitador da inovação no setor público, onde Portugal tem procurado ter uma postura proativa na integração de novas tecnologias na Administração Pública.
De acordo com o estudo do CAF disponibilizado no mês de julho, a disseminação de soluções transversais como a plataforma de interoperabilidade e mecanismos de autenticação eletrónica, afiguram-se essenciais para a transformação digital da Administração Pública portuguesa.
Deixamos-lhe um documento/síntese do relatório que pode ser consultado aqui.