
Criado pela AMA, o Guia para uma Inteligência Artificial ética, transparente e responsável na administração pública foi apresentado no evento do lançamento o Polo de Inovação Digital AI4PA – Artificial Intelligence for the Public Administration, inteligência Artificial e Ciência de Dados no Setor Público, que decorreu no dia 26 de janeiro.
Inserido no âmbito da Medida 38 do Programa iSimplex – GuIA para a Inteligência Artificial, é desenvolvido um guia com orientações para o uso responsável da Inteligência Artificial, constituindo um ponto de referência para a implementação, pelo setor público, de uma Inteligência Artificial ética, transparente e responsável. A Inteligência Artificial (IA), compreendida como um veículo de otimização da economia, assume impactos significativos no domínio das políticas e na disponibilização de serviços públicos, designadamente ao nível do aumento de produtividade e eficiência das ações, da capacidade de interpretar e processar um significativo volume de dados, de projetar as melhores políticas e decisões, de estimular o envolvimento dos cidadãos e simplificar a comunicação promovendo a rapidez e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
O GuIA para a IA na Administração Pública é o documento no qual são apresentados os princípios, orientações e um modelo para a elaboração de projetos de Inteligência Artificial ética, transparente e responsável na Administração Pública. Elaborado com base em cinco dimensões de avaliação dos projetos de Inteligência Artificial (IA): Responsabilização, Transparência, Explicabilidade, Justiça e Ética.
Dirigidos especificamente aos projetos de Inteligência Artificial na Administração Pública, estes instrumentos podem ser utilizados noutros contextos, nomeadamente no setor privado.
Garantir uma Inteligência Artificial ética implica o envolvimento não só dos responsáveis pela conceção, implementação e monitorização de sistemas de IA, mas também o envolvimento de toda a comunidade sendo a participação da sociedade fundamental para o enriquecimento destes referenciais, tornando-se um instrumento orientador em que todos se revejam. Desta forma, o GuIA para IA na Administração Pública, encontra-se em consulta pública, até ao próximo dia 28 de fevereiro.
Participe e apresente as suas sugestões e contributos.