
A partir desta segunda-feira, dia 21 de março, o portal transparencia.gov.pt apresenta uma nova versão.
Os novos serviços disponíveis reforçam significativamente a transparência e a prestação de contas do Estado à sociedade.
Agora é possível aceder a informação discriminada sobre cada projeto relativo aos fundos europeus em praticamente todas as áreas.
Tratam-se de dados detalhados, atualizados regularmente, sobre o estado dos projetos individualmente, nomeadamente a execução física e financeira.
Esta nova versão contempla também informação sobre as medidas de resposta imediata à pandemia, nomeadamente apoios no âmbito da vacinação, educação, empresas, agricultura, entre outros.
O Portal Mais Transparência é uma plataforma que permite aos cidadãos consultarem a informação disponibilizada pelo Estado de uma forma mais acessível, reforçando a sua relação de confiança com a Administração Pública. Um trabalho conjunto de várias áreas governativas, que prestam toda a informação, no momento.
Estas novas áreas somam-se às existentes, nomeadamente sobre Fundos Europeus, com dados sobre o Portugal 2020 e sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR);
Os dados informativos disponíveis relativos ao Orçamento do Estado, no qual é possível consultar informação da Conta Geral do Estado, execução, previsões e definições úteis;
E, por fim, a área dedicada aos municípios, com informação sobre cinco áreas de análise e 73 indicadores relevantes para a transparência municipal.
Desde que foi lançado, a 28 de abril, o Mais Transparência recebe uma média de 620 visitas diárias, que contribuíram para um total acumulado superior a 45.000 utilizadores e cerca de 201.000 páginas visitadas.