
Abriu hoje, dia 21 de março de 2022, o Espaço Cidadão Jovem, um novo espaço de atendimento, especialmente dedicado ao público jovem que agrega um conjunto de serviços e informações do Espaço Cidadão e da Rede Ponto JA.
A inauguração contou com a presença do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca.
O Espaço Cidadão Jovem surge no âmbito de um protocolo de parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o objetivo de disponibilizar um conjunto de serviços e informações, de diferentes entidades, num único balcão, tendo como destinatários as pessoas jovens.
Os novos Espaços Cidadão Jovem irão funcionar numa lógica multicanal integrando as valências e serviços disponibilizados nos Espaços Cidadão e nos postos da Rede Ponto JA, promovendo assim a proximidade com o público mais jovem.
O Espaço Cidadão é um posto de atendimento digital assistido, que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, contando já com 795 postos de atendimento espalhados por todo o território nacional. Instalados em Lojas de Cidadão e pontos de atendimento da administração local é uma rede em constante expansão, que garante o apoio no acesso e realização de diversos serviços disponibilizados online. Cada balcão disponibiliza um catálogo de serviços onde é possível, por exemplo, aderir à Chave Móvel Digital, renovar ou alterar a morada no Cartão de Cidadão, pedir um Certificado de Registo Criminal, revalidar a Carta de Condução, consultar e aceder ao Registo Predial, pagar o IMI, entre outros.
O Espaço Cidadão Jovem vem assim reforçar a rede nacional, através da criação de novos postos de atendimento especialmente destinados à faixa etária mais jovem. Esta rede contava já com o Espaço Cidadão Solidário, destinado à prestação de serviços em Centros de Dia e Unidades Hospitalares, o Espaço Cidadão Móvel, unidade itinerante onde são prestados serviços junto de comunidades mais isoladas, e o Quiosque Cidadão, utilizado para a prestação de serviços públicos em situações de emergência.
O primeiro Espaço funciona na Loja Ponto JA, situada nas instalações do IPDJ, no Parque das Nações, rua de Moscavide, Lote 4.71.01, onde funciona também o Centro de Juventude de Lisboa (CJL), um espaço distinguido com o Selo de Qualidade do Conselho da Europa. O CJL tem características próprias, constituindo um laboratório educacional para a promoção dos direitos humanos, da qualidade do trabalho com e para jovens e ponto focal para a inovação em desenvolvimento de políticas de juventude.
O Espaço Cidadão Jovem funcionará à segunda e sexta-feira, das 10h às 13h, e terça, quarta e quinta-feira das 14h às 17h.
Está também prevista, sem data agenda, a abertura de um outro Espaço Cidadão Jovem em Braga.