Assistente Virtual para apoiar os cidadãos em tempo real

Foi apresentada no dia 26 de maio, a Assistente Virtual com avatar, para apoiar os cidadãos, em tempo real, na realização de serviços no portal de serviços públicos ePortugal.

O evento decorreu no Centro Cultural de Belém, e contou com a participação de especialistas do setor público e privado, com destaque para as presenças do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), João Dias, responsável pela apresentação desta solução que representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos, em Portugal, e um dos elementos da nova estratégia do atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver.

A Assistente Virtual é o resultado de uma colaboração entre a AMA e diversas entidades privadas, numa parceria que possibilitou a criação de uma solução inovadora de Inteligência Artificial para o setor público português. Trata-se de uma Assistente Virtual para guiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural. Além de promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público.

A solução está alojada na Cloud da Microsoft, assente no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI –, capaz de reconhecer voz e escrita em português, respondendo através de voz e texto, devido ao uso de Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem a pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD (Chave Móvel Digital), apresentando um avatar realista com sincronização dos movimentos da boca com o áudio gerado pela solução de Text to Speech. Com a sua utilização, é possível garantir aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à CMD por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores.

Estando ainda numa fase Beta, este assistente virtual tem a CMD como serviço piloto para o uso desta tecnologia, que será transversal a todos os serviços públicos ao longo dos próximos tempos.

Esta solução teve como parceiro a Microsoft, a quem se juntou, a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma startup especializada em inteligência artificial, a Daredata, responsável pela integração e implementação do piloto.

O evento foi transmitido em direto no canal do Youtube da AMA, veja ou reveja a sessão de apresentação, em: https://www.youtube.com/watch?v=9LgMloL-Ne4.